Avaliações psiquiátricas assertivas podem salvar vidas

Compartilhe com um amigo!

Share on telegram
Share on whatsapp

Além da precisão do diagnóstico, é também essencial que o resultado esteja dentro do esperado para o tratamento

Todo tratamento psiquiátrico tem como ponto de partida um diagnóstico preciso do problema. De preferência, que seja precoce. É importante frisar que diagnosticar problemas de saúde mental é totalmente diferente de rotular, classificar ou até categorizar as pessoas em si. Cada indivíduo tem a sua personalidade e é único em seus desejos e memórias. No entanto, no que diz respeito ao funcionamento dos circuitos cerebrais do sistema nervoso, há um padrão mental de normalidade, sim. Quando um diagnóstico de saúde mental é estabelecido, a alteração no padrão de funcionamento desses circuitos cerebrais é identificada. Assim descobre-se quais deles estão alterados e que tipo de modificação apresentam.

Embora ainda não existam exames capazes de detectar esses problemas, tais disfunções podem ser vistas por meio de uma análise detalhada do paciente. O “pano de fundo” são suas emoções, comportamento, cognição e qualidade do sono, por exemplo. Esse processo é chamado de “Sinais e Sintomas”.

O psiquiatra deve trabalhar em parceria com o paciente para identificar todos os sintomas e sua evolução. O principal gargalo, no entanto, é que esses estudos para diagnósticos exigem habilidade e especialização técnica. Isso exige um investimento financeiro alto para o paciente. Apenas 40% dos tratamentos para depressão funcionam de acordo com a primeira avaliação. Em casos de transtorno bipolar, a pessoa pode sofrer por até oito anos até que seu diagnóstico seja realmente descoberto.

Emergências e urgências

As emergências e urgências relacionadas aos problemas de saúde mental, normalmente, são em virtude da esquizofrenia, ataques de pânico e depressão. Tais situações exigem, além de uma intervenção médica emergencial, um diagnóstico preciso. A eficácia da abordagem profissional é necessária para reduzir quaisquer impactos negativos das desordens mentais sobre a vida da pessoa. Estamos falando da perda da autonomia, do sofrimento psíquico e do comprometimento da função social do paciente. A precisão diagnóstica é essencial para a adoção de uma conduta mais assertiva, cujo propósito é o rápido controle do quadro clínico.

Soluções

A partir disso, a MentalMe desenvolveu uma solução que facilita o acesso de pacientes a um diagnóstico preciso, tendo como aliada a tecnologia. Adaptamos questionários de pesquisas científicas para uma utilização mais comum entre pacientes e médicos. O principal deles é o Structured Clinical Interview for DSM-5, desenvolvido por diversos pesquisadores da Associação Americana de Psiquiatria (APA) ao longo de décadas, considerado “Padrão Ouro” no quesito diagnóstico.

A MentalMe trabalhou para adaptar esse questionário. Assim, o paciente pode respondê-lo em seu próprio tempo, conforto do lar e com uma linguagem simples. Depois, é só apresentá-lo na consulta. As respostas ajudarão a fechar o diagnóstico. Isso amplia a probabilidade de um tratamento que produza melhora mais rápida, completa e com o mínimo de efeitos adversos. Todo tratamento oferecido pela MentalMe é escolhido conforme diretrizes e protocolos baseados em evidências. Os alicerces são resultados de pesquisas científicas publicadas mundo afora. Tais protocolos, por sinal, envolvem prazos esperados para a melhora e estratégias para seguir adiante com o próximo passo, talvez com a aplicação de medicamentos.

É importante ressaltar que, além da precisão do diagnóstico, é também essencial que o resultado esteja dentro do esperado para o respectivo tratamento. Pela MentalMe, isso é feito com acompanhamento semanal por meio do nosso aplicativo, que mostra a regressão de cada um dos sintomas apresentados. O monitoramento permite que o psiquiatra responsável veja se há uma melhora ou piora do quadro. Isso, antes mesmo que o próprio paciente perceba, podendo tomar decisões de ajustes e possíveis recaídas para situações de urgência ou emergência.

A missão da MentalMe sempre foi e sempre será oferecer precisão e eficiência na condução dos tratamentos do cérebro. Tudo com diagnósticos assertivos e diretos. Não há tempo a perder quando o assunto é saúde mental. Procure por ajuda e tenha liberdade para ser feliz!

Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

A Saúde Mental abrange um largo aspecto de funcionamento mental que vai desde a grave doença mental até o funcionamento de alta performance.

Newsletter

Receba gratuitamente nossos conteúdos toda semana diretamente no seu e-mail.

Siga Nossas
Redes Sociais

Posts Recentes

Facebook

Categorias:

O tratamento de sucesso depende
da avaliação correta

A tecnologia auxiliando a psiquiatria de precisão, possibilitando diagnósticos mais acurados e, por consequência, tratamentos de mais resultado.

Assine a nossa newsletter

Receba gratuitamente nossos conteúdos toda semana diretamente no seu e-mail.

Ops!! Antes de ir assine a nossa newsletter

Receba gratuitamente nossos conteúdos toda semana diretamente no seu e-mail.