3 HÁBITOS PARA COMEÇAR 2022 COM MENOS ANSIEDADE

Compartilhe com um amigo!

Share on telegram
Share on whatsapp
hábitos para 2022

Faça da sua rotina uma aliada nessa nova fase que se inicia.

2021 foi um ano e tanto, sobre isso não há dúvidas! 

E em meio a tantos acontecimentos, a ansiedade se tornou um grande marco para pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Pra entender bem o parâmetro: uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no meio desse ano, revelou que cerca de 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa em 2021. Em outros países, esse mesmo índice chegou a 30%. 

Aí, enquanto eu estava lendo sobre o assunto, comecei a pensar no meu papel em tudo isso, e em como eu poderia ajudar as pessoas a aliviar esse mal que pode, por diversas vezes, ser algo paralisante.

Por isso, resolvi trazer hoje 3 hábitos comuns que você pode introduzir na sua rotina para evitar as temíveis crises de ansiedade, e até ajudar a manter o controle quando ela estiver ocorrendo.

HÁBITO 1: FAÇA AMIZADE COM O SOL

O sol é um antidepressivo natural! Se expor à luz solar por 15 minutos por dia estimula a produção de endorfinas pelo nosso cérebro, promovendo uma sensação de bem-estar. A luz solar nas primeiras horas da manhã também ajuda a regular nosso ritmo biológico e vários hormônios, como cortisol e melatonina.

Além disso, a exposição ao sol é o principal meio de produzir a vitamina D, responsável por prevenir diversas doenças e aumentar a imunidade do nosso corpo.

HÁBITO 2: QUANDO ACORDAR, FAÇA UMA LISTA

Sim, por mais que você já saiba o que tem que fazer, faça uma lista!

Uma mente organizada tende a se sentir mais segura, e ao escrever as tarefas diárias você torna tudo mais objetivo, eliminando a insegurança que pode gerar ansiedade no decorrer do dia e evitando o sentimento de procrastinação.

Além disso, com uma lista de tarefas a fazer você consegue priorizar as preocupações nas tarefas que você pode resolver. E assim, diminui as preocupações com as coisas cuja solução não estão ao seu alcance.

HÁBITO 3: VALORIZE O SEU SONO

Não tem como relaxar se seu corpo e mente estiverem exaustos, né?

Uma noite bem dormida ajuda a melhorar o humor, controlar o apetite, melhorar a memória e até a rejuvenescer a pele. Mas os efeitos negativos de casos de insônia podem acarretar em sérias complicações para a saúde, portanto, estabelecer uma rotina de higiene do sono é essencial. 

Além disso, dormir é importante para a solução de problemas do dia a dia. Quem nunca dormiu com um problema e acordou com a solução na cabeça no dia seguinte?

Sem contar que sem uma boa noite de sono fica difícil ter energia para encarar os desafios. 

Já escrevi um texto com dicas valiosas sobre como ter uma boa noite de sono e acordar com disposição, então vou deixar o link aqui caso queira saber mais.

MUDAR É POSSÍVEL!

E criar novos hábitos requer pequenas mudanças de atitudes que, aos poucos, alteram nosso modo de viver e reduzem os sintomas de ansiedade.

Quer saber mais?

Semana que vem tem conteúdo novo, mas, por enquanto, você pode conferir outros conteúdos no blog sobre esse e outros assuntos super atuais!

Um abraço!

Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Fascinado pela mente e por tecnologia. Médico psiquiatra, Pesquisador e Doutor em Psiquiatria. Agora empreendedor com a missão de transformar os tratamentos de saúde emocional do cérebro! Pai de meninas e palmeirense!

Newsletter

Receba gratuitamente nossos conteúdos toda semana diretamente no seu e-mail.

Siga Nossas
Redes Sociais

Posts Recentes

Facebook

Categorias:

O tratamento de sucesso depende
da avaliação correta

A tecnologia auxiliando a psiquiatria de precisão, possibilitando diagnósticos mais acurados e, por consequência, tratamentos de mais resultado.

Assine a nossa newsletter

Receba gratuitamente nossos conteúdos toda semana diretamente no seu e-mail.