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Dúvidas mais frequentes sobre a Mentalme

Quem faz parte da Mentalme?

A rede de atendimento da mentalme é composta por Médicos Psiquiatras treinados a na utilização deste sistema e desta metodologia. Além deles, a mentalme conta com uma rede de outros profissionais parceiros, como psicólogos, nutricionistas, personal treinners, etc.

O que é a Mentalme?

A mentalme é uma rede de profissionais especializados no tratamento de depressão e ansiedade e que utiliza um aplicativo para aumentar a precisão no diagnóstico e nas avaliações de acompanhamento dos pacientes. Com isso, os profissionais conseguem tomar as melhores decisões no tratamento e podem buscar uma recuperação mais completa e mais rápida dos pacientes. Nosso aplicativo, além de auxiliar os profissionais, nosso aplicativo permite a comunicação direta entre você o profissional para eventuais dúvidas e orientações durante seu programa de tratamento.

Como é possível o médico dar diagnóstico se a consulta é por video?

Diferente de outras especialidades médicas o diagnóstico psiquiátrico não depende de um exame físico. Para o diagnóstico na psiquiatria, tão importante quanto a situação atual é o histórico dos sintomas. Muitos sintomas passam despercebidos para o paciente em momentos passados. Nosso sistema faz perguntas específicas que podem ter respostas objetivas (SIM/NÃO) sobre esse histórico. Depois, cruza essas informações com as da situação atual e oferece para o médico as principais hipóteses. Esse é o método mais eficiente de se estabelecer diagnóstico e é usado em pesquisas científicas. 

Como o tratamento é eficiente sendo a distância?

Diferente da psicologia, onde a conversa É a intervenção, na psiquiatria a conversa serve para se obter as informações que irão determinar a escolha e os ajustes do tratamento. Além de obter essas informações com muita assertividade na consulta de diagnóstico nosso sistema monitora os sintomas mais importantes com algumas perguntas chave que são feitas semanalmente para o paciente. Com isso, o médico pode seguir um protocolo de tratamento, personalizado e baseado em evidências.

Por que optar por um plano de atendimento no programa de tratamento??

Tratamentos para Depressão e Transtornos de Ansiedade, especialmente no inicio, exigem um contato maior entre médico e paciente para esclarecimento de dúvidas, reconsiderações e ajuste de dose e orientações. Esse contato maior no inicio do tratamento geralmente acarreta em um custo maior no inicio do tratamento do que no seu final. Geralmente o inicio do tratamento é quando o você está com sua produtividade mais impactada pelo transtorno. Muita gente acaba abandonando o tratamento ou buscando outro profissional menos especializado justamente por causa desse custo inicial. Pensando nisso, buscamos e encontramos uma formula que distribui o custo inicial durante todo o tempo médio do tratamento. Com isso possibilitamos que mais pessoas possam iniciar e dar continuidade a um tratamento de alto padrão, humanizado e de grande qualidade técnica.  

A que terei direito ao entrar no programa de tratamento?

O Plano de Tratamento mentalme dá direito a até dois agendamentos mensais com médico psiquiatra, sendo estes um agendamento de atendimento presencial e uma reavaliação por teleconsulta. Dá ainda acesso ao sistema de avaliação online da mentalme e ao sistema de comunicação com o profissional médico. O atendimento com psicólogos, nutricionistas e educadores físicos da rede de apoio é realizado e cobrado individualmente por cada profissional a parte do atendimento médico.   

Os atendimentos são cumulativos?

Não! Os Atendimentos não são cumulativos. Caso não haja necessidade de atendimento em um mês ele não se acumula para o outro. A menor necessidade de atendimento ao final do programa é justamente o que equilibra e compensa os custos da necessidade inicial de atendimentos mais frequentes. 

Posso entrar em contato com os profissionais sempre que precisar?

Enquanto estiver com o plano ativo no programa de tratamento seu acesso ao chat comunicador com o profissional médico é livre, assim como agendamento ou reagendamento de atendimentos. 

Quem pode ser atendido pela Mentalme?

Qualquer pessoa que entre em contato e realize o agendamento.

E se eu precisar de um atendimento de emergência?

Nosso trabalho contempla atendimento de consultas buscando proporcionar controle e estabilidade do quadro de depressão e ansiedade. Não fazemos atendimento imediato para pessoas em crise suicida aguda. Nesse caso, ligue 188 para o CVV, acesse o site www.cvv.org.br ou procure atendimento em qualquer hospital mais próximo. 

E se eu quiser cancelar meu plano?

Se por qualquer motivo decidir cancelar seu plano basta avisar com 30 dias de antecedência.

Qual a vantagem de usar uma entrevista de diagnóstico?

A utilização desta entrevista, conhecida como SCID-5-CV serve para para buscar e organizar informações importantes sobre a evolução dos sintomas ao longo de toda sua vida. Essas informações, depois de identificadas ou não, são cruzadas e organizadas para levantar hipóteses mais robustas de diagnóstico. Essas hipótese é que irão servir de base para a escolha do melhor tratamento, baseando-se em protocolos e diretrizes internacionais de tratamento. 

Qual a vantagem de se usar escalas de avaliação?

As escalas de avaliação, assim como a entrevista estruturada, são instrumentos de avaliação utilizados em pesquisas científicas de neurociência, psicologia e psiquiatria ao redor do mundo. Servem para que se possa medir a gravidade e a evolução dos quadros clínicos de forma objetiva, com mais assertividade. Isso é importante porque existem pontos de corte para se definir um quadro clínico como leve, moderado ou grave. Também existem pontos de corte estabelecidos para se definir se um tratamento está produzindo resposta satisfatória ou se deve ser substituído. 

Por que pagar adiantado pela primeira avaliação?

O primeiro atendimento em saúde mental é o atendimento com maior número de faltas e desistências. Nossos profissionais passam por um dispendioso processo de capacitação que os habilita a utilizar as ferramentas de avaliação que utilizamos. Oferecer atendimento a um custo equilibrado exige a eliminação do desperdício de recursos humanos dentro do sistema de atendimento, ou seja, reduzir os custos com honorários pagos pelo sistema mas que não geraram atendimentos por causa da falta de um paciente. A forma para diminuir as faltas em primeiro atendimento e portanto diminuir o custo geral do atendimento que encontramos foi realizar o pagamento de um sinal no momento do agendamento. 

De quanto tempo é o atendimento?

O atendimento leva o tempo necessário para se obter as informações necessárias e para que o profissional consiga tomar a melhor decisão de tratamento. Geralmente a primeira avaliação é mais extensa e tem duração de aproximadamente 1 hora. As avaliações de acompanhamento levam cerca de 30 minutos. 

Aceita convênio?

Atualmente não atendemos nenhum convênio. Contudo, você pode pedir recibo para reembolso e consultar seu contrato com seu plano de saúde, muitos deles permitem que você reembolse determinados valores.

Quanto custa?

O primeiro atendimento é confirmado após o pagamento da primeira consulta com 50% de desconto. Após esse primeiro atendimento você pode optar por pagar as consultas avulsas no valor de R$ 400,00 ou aderir a um dos Programas de Tratamento com custo mensal de R$ 289,00 (duzentos e oitenta e nove reais) por 6 meses ou R$ 239,00 (duzentos e trinta e nove reais) por 12 meses.

Porque qualidade de vida só acontece com saúde emocional

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