Medo de falar em público? Saiba que você não está sozinho.

Quando você se vê numa situação em que precisa falar em público suas mãos ficam trêmulas, seu coração palpita e você fica vermelho e extremamente travado? Não se assuste, pois esta situação pode ser mais comum do que você pensa.

Enquetes realizadas pelo globo repórter indicaram que aproximadamente 15,3% dos entrevistados consideram que o medo de falar em público como o medo era o mais recorrente entre os brasileiros, ficando na frente até mesmo do medo de doenças e do medo da morte.

É normal que as pessoas tenham graus distintos de timidez – umas conseguem ser mais espontâneas em público, outras travam. Mas existe quando esta situação ocorre em um grau muito elevado, merece atenção especial.

Existe um transtorno chamado fobia social que além do nervosismo diário, é caracterizado pelo medo e ansiedade acentuados, que afetam diretamente na qualidade de vida da pessoa, comprometendo sua rotina diária, seu desempenho no profissional, nos estudos e em outras atividades.

A pessoa que sofre de fobia social tem dificuldades de:

  • Usar banheiros públicos
  • Interagir com estranhos
  • Comer na frente dos outros
  • Fazer contato visual
  • Iniciar conversas
  • Entrar em uma sala em que as pessoas já estão sentadas

A boa notícia é que existe tratamento para isso. Tanto a fobia social quanto a timidez podem ser controlados com o auxílio da terapia comportamental e da psiquiatria.

Se este tipo de ansiedade atrapalha sua carreira, sua vida pessoal ou se você notar que está interferindo na sua qualidade de vida, conte com a ajuda médica e não deixe que o medo atrapalhe sua rotina.

A Mentalme é referência em psiquiatria e psicologia há mais de 10 anos e conta com profissionais especialistas para te ajudar a controlar seus medos.